COMEX
Plano de Internacionalização
Participar do mercado internacional pode ser uma ótima estratégia para as empresas alavancarem seus negócios.
Porém, a atuação no exterior requer preparação face aos desafios existentes, como por exemplo, os custos logísticos e a legislação envolvida.
Daí a importância de um Plano de Internacionalização.
Como ponto de partida desse plano, procuro ajudar as empresas a verificarem as informações importantes do negócio como os pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades, dando o suporte de assessoria jurídica especializada para orientar quanto a legislação brasileira e dos países com os quais se pretende fazer negócio, bem como sobre os acordos internacionais de comércio.
Mediação no Comércio Exterior
No Comércio Exterior, vemos que a judicialização dos conflitos afetaconsideravelmente os players envolvidos, desgastando as relações comerciais (muitas das vezes duradouras), podendo, inclusive, provocar sérios danos à imagem de uma empresa.
Além disso, pela dinâmica dessas relações comerciais, a espera de uma decisão judicial, ou até mesmo de uma sentença Arbitral, pode trazer sérios prejuízos financeiros às empresas.
E é aí que trago a Mediação como uma possibilidade de solução menos desgastante em todo os sentidos.
Quando existem importantes relações comerciais que pretendem ser preservadas pelas partes, o processo de negociação assistida por um terceiro (o Mediador) contribui para levar os envolvidos a visualizarem melhor os cenários concretos na busca de soluções viáveis para os parceiros.
A Mediação proporciona uma maior agilidade para a resolução dos conflitos onde oMediador, que é um terceiro imparcial, atua aplicando técnicas de comunicação e negociação que trazem mais clareza para uma identificação e percepção das partes quanto aos interesses em comum, complementares e divergentes, ajudando-as na construção de soluções de ganhos mútuos.